sexta-feira, 21 de maio de 2010

Esculturas Romanas e Gregas - Laura nº19

A arte romana sofreu duas fortes influências: a da arte etrusca que se caracterizava pela expressão da realidade vivida, e a da Greco - helenística cujo ponto forte era a expressão de um ideal de beleza. A tradição grega permaneceu uma referência constante ao longo de toda a trajetória das esculturas romanas, que chegou a "copiar" estátuas clássicas. Imperadores, deuses e figuras mitológicas foram retratados nas esculturas romanas. Um ponto que merece destaque é a construção de diversos monumentos públicos em homenagem aos imperadores romanos.









Imperadores Romanos

Respeitando os romanos, a influência grega foi muito importante, sem se caracterizar como uma cópia. Podemos dar o exemplo de uma estátua de Augusto que está com o braço levantado, contrapondo-se ao resto do corpo. O braço levantado nesta posição foge às regras da escultura grega.












Estátua de Augusto



(http://pt.wikipedia.org/wiki/Escultura_da_Roma_Antiga)

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Esculturas gregas - Gabriela nº13


Foram poucas as esculturas gregas que sobreviveram ao tempo. As obras atualmente conhecidas são cópias realizadas durante o período romano. Estatuetas de bronze sólido, retratando homens e especialmente cavalos, constituem os exemplos mais remotos de escultura grega.
Publicada por Lais \n 18 \6D.
Foi colocada , dia 30 de agosto , no exterior da Basílica de São Pedro , uma estátua de S. Josemaria Escrivá de Balaguer , também chamado braço de São José,muito perto da estrada da Sacristia.
Fundador do Opus Dei, ela tem 5 metros de altura.



A escultura romana começa pelo retrato , que se baseia nos antepassados: o rosto do morto é reproduzino num material perdurável , e assim preservado .


Escultura Grega-Romana (Isabel turma:6D n:16)


A escultura é uma das mais importantes expressões artísticas da cultura grega. Teve importante influência sobre a arte romana, e também no norte da África, no Oriente Próximo, no Oriente Médio e penetrou até a Índia. É uma referência das mais relevantes mesmo nos dias de hoje para toda a cultura do Ocidente.
A finalidade da escultura apartir dos anos 600 a.C. era essencialmente religiosa, decorando em alto,pleno e baixo relevo tumbas, templos e prédios publicos.
Os materiais empregados eram: madeira, marfin, terracota,bronze e principalmente o mármore.
O mármore deixou inúmeras peças que datam de todas as fases.




Esculturas Gregas-por Giovanna nº 14

Atena


Os gregos,na maioria das vezes,colocavam em seus templos esculturas de seus deuses.O Paternon,por exemplo, abrigava a escultura da deusa da sabedoria Atena.O Templo de Zeus,em Olímpia,tem imagens de vários deuses como Apolo e Afrodite.


Mas os gregos não só esculpiam esculturas de deuses como faziam imagens de pessoas importantes como Homero,Aquimedes e tantos outros.


O mais importante escultor grego foi Fídias,que realizou inumeros trabalhos em Atenas.








domingo, 9 de maio de 2010

Augusto de Prima Porta - Publicado por Olívia/n 27


Augusto de Prima Porta é uma estátua de Augusto César que foi descoberta em 20 de abril de 1863 na Villa de Augusto, Prima Porta, Roma. Atualmente está a mostra no Braccio Nuovo no Museu do Vaticano. A estátua, baseada no Doríforo de Policleto do século V a.C, é uma imagem idealizada de Augusto, foi talhada em mármore e descoberta em 1863 na casa de Livia Drusa, esposa do imperador. Ainda contém alguns resquícios de tintas douradas, púrpuras, azuis e outras cores com as quais ela foi policromada.

sábado, 8 de maio de 2010

Escultura da Grécia Antiga - Publicado por Olívia/n 27

As esculturas da Grecia antiga existem desde da Pré-história até a Idade Média, mas que usualmente se refere às obras criadas na Grécia entre o período Dedálico (c.650-600 a.C.), quando a arte grega começou a formar um estilo próprio original, e a época do seu último florescimento importante na chamada era Helenística, que durou até cerca de 100 a.C., quando o país já estava sob domínio romano.
A escultura é uma das mais importantes expressões artísticas da cultura grega. Exerceu decisiva influência sobre a
arte romana, inseminou uma grande variedade de culturas do norte da África, do Oriente Médio, penetrou até a Índia durante a época de Alexandre, o Grande, definiu muitos dos principais diretrizes da arte da Renascença e do Neoclassicismo, e é uma referência das mais relevantes mesmo nos dias de hoje para toda a cultura do Ocidente.
A Vênus de Milo, uma das mais famosas estátuas de todos os tempos, obra de

domingo, 21 de março de 2010

Pintura do Egito Livro do Antigo Egito

Caixa decoradora: A caixa decoradora é feita de madeira, tem mais ou menos 9 entre 10cm de comprimento,os seus riscos são profundos e de vidro. Essa caixa serve para dar os orgãs de Deuses, faraós e outras pessoas importantes. Quando a alma de uma pessoa é mais leve que uma pena ela tem a segunda vida se aucontrario ela vai para o subsolo e é comida por um cão de tres cabeças ou um corpo de leão que tem tres cabeças uma de jacaré outra de girafa e a última de hipopotamo.

sexta-feira, 19 de março de 2010

publicado por Olivia


Pintura do Livro dos Mortos, em papiro.
No Antigo Egipto a pintura aplica-se a espaços arquitectónicos, especialmente aqueles relacionados com o culto dos mortos, como túmulos de faraós. Contudo, egípcios ricos tinham murais em casa, elaborados em estilos de rica textura. Outras pinturas podem ser encontradas em papiros e juntamente com hieróglifos.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Caixa decoradora: publicada por Isabel


Máscara em ouro maçico do faraó Tutankamon
Caixa decoradora:
Essa caixa, feita de madeira folheada a ouro e enfeitada com pasta de vidro, é um exemplo do artesanato egípcio e foi achada na tumba de Tutankamon.

Pintura egípcia: publicada por Laura



Trabalhadores



  • Grande parte das pinturas eram feitas nas paredes das pirâmides. Estas obras retratavam a vida dos faraós, as ações dos deuses, a vida após a morte entre outros temas da vida religiosa. Os desenhos eram acompanhados de textos, feitos em escrita hieroglífica (as palavras e expressões eram representadas por desenhos). As tintas eram obtidas na natureza.

Pintura Egipcia: publicada por Lais


A maquiagem
No Egito Antigo a maquiaguem recebeu a destinação que modernamente se lhe emprega, que é essencialmente o de embelezamento.Nesta cultura a beleza física,tanto de homens como de mulheres ,era realçada com o uso de pinturas á base de hena, sobretudo em torno dos olhos.Os faraós também usavam a maquiagem em cadáveres pois eles acreditavam, que ao ressuscitarem, prescisavam estar belos.